• hirelclinicaodonto

Má alimentação pode causar a perda dos dentes.


Uma vez que a boca é o ponto inicial de contato com os nutrientes que você consome, o que você põe na boca impacta não somente a saúde geral, mas também a saúde dos dentes e gengivas. Se sua nutrição for ruim, os primeiros sinais geralmente aparecerão em sua saúde bucal.

Hábitos alimentares contemporâneos podem comprometer seus dentes


Alguns alimentos, dependendo da quantidade e frequência de consumo, têm o potencial de destruir os dentes naturais, visto que o ambiente da cavidade oral é contaminado e suscetível a transformações quando na presença de determinados alimentos.

Os padrões de alimentação e as escolhas dos alimentos vão afetar diretamente na velocidade do desenvolvimento da cárie dental.

Para nós, dentistas, os hábitos alimentares contemporâneos é um sinal de alerta!

O consumo de “junk-food” tem aumentado muito, além disso, nossa dieta está rica em ultra processados e carboidratos, há um alto consumo de refrigerantes, sucos industrializados e isotônicos, bebidas mais ácidas a e isso pode comprometer os dentes, de forma irrecuperável.

Para entender como a má alimentação pode levar à perda de dentes é preciso saber que existem 3 tipos de alimentos.


1.Alimentos Adesivos


Os “alimentos adesivos” tendem a aderir aos dentes com mais facilidade. Esses alimentos são ricos em carboidratos e podem favorecer o surgimento da cárie. Ex: biscoitos, bolachas, doces e balas, pães, massas.


2.Alimentos Ácidos


Os "alimentos ácidos" como abacaxi, laranja, limão, kiwi e cítricos, em geral os sucos, bebidas de frutas e refrigerantes favorecem o que chamamos de erosão ácida, que se manifesta sob a forma de “desgaste” da estrutura do dente

Expor os dentes a refrigerantes, mesmo que por um curto período de tempo, causa erosão dentária, que com o passar do tempo pode levar a perda significativa do esmalte. Muitas pessoas optam por refrigerantes dietéticos na tentativa de reduzir os danos causados pelo açúcar aos dentes, mas eles contêm também causam erosão dentária. Em muitos casos, a erosão dentária pode causar sensibilidade.


3.Alimentos Detergentes


Já os “alimentos detergentes” eliminam resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental. Ex: frutas (pêra, maçã) os legumes e as verduras de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor. Esses alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente. Além disso, fornecem ao organismo muitos nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento.

Agora que você sabe os 3 tipos principais de alimentos, você já deve estar começando a compreender porque a má alimentação pode levar à perda dos dentes.

Os hábitos alimentares contemporâneos possuem mais alimentos ácidos e adesivos do que os detergentes. Em alguns casos, mais graves, o consumo de alimentos detergentes é zero.

Dependendo das quantidades e frequência de ingestão dos alimentos ácidos e adesivos, não há dente que resista!

Mesmo que se cumpra o protocolo padrão de escovar os dentes, no mínimo, 2 vezes por dia, associado ao uso do fio dental, a má alimentação pode levar à perda dos dentes. Isso é preocupante, pois a cada dia que se passa, estes hábitos nocivos se tornam mais frequentes e tem começado já na infância.

Atualmente, é comum as crianças apresentarem atraso na esfoliação dos dentes permanentes, um dos fatores principais é a falta desse estímulo mastigatório, proveniente dos alimentos crus.


Conclusão


Não só a limpeza regular dos dentes pode levar à perda dos dentes, mas também uma má alimentação (rica em alimentos adesivos e ácidos).

Na boca, os alimentos se unem a uma série de micro-organismos e passam por um processo de fermentação que produz ácido e pode comprometer o esmalte do dente, facilitando o surgimento da cárie.

Evite os consumos regular e excessivo de alimentos ácidos e adesivos (que grudem nos dentes), pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana e consequentemente a cárie. Quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte.

É recomendado escovar os dentes, no mínimo, 2 vezes por dia e limpar o espaço entre os dentes com fio dental.



FICA A DICA!


O açúcar e a cárie sempre andam de mãos dadas.


Quando consumimos em pequenos goles o refrigerante durante um longo período, ou o café com açúcar, ou quando comemos repetidamente balas e chocolates. Esses hábitos aumentam, significativamente, o risco do surgimento de cáries.

36 visualizações

Avenida Afonso Pena, 2557

Funcionários - Belo Horizonte

Minas Gerais, Brasil

CEP: 30130-006

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta

Das 08h às 18h

Enviar mensagem por WhatsApp

Copyright © Clínica Hirel 2020. Orgulhosamente, desenvolvido por Uyara Azevedo